Carro movido a energia solar pode viajar por mais de 1 mil km com uma única carga

Criado por alunos da Eindhoven University of Technology, na Holanda, o Stella Lux é um carro com painéis solares instalados no teto, que pode transportar quatro pessoas durante 1 mil quilômetros com uma única carga. Além disso, possui itens que o tornam ainda mais seguro, rápido e com um consumo eficiente, como o sistema de geolocalização, que ajuda o motorista a encontrar a rota mais curta. “Ao combinar um design aerodinâmicocom materiais leves, como o carbono e alumínio, os estudantes de Eindhoven chegaram a um formato muito eficiente em termos de energia”, explica Tom Selten, chefe da equipe.

O Stella é a segunda versão de um primeiro projeto desenvolvido pela equipe em 2013, que venceu o World Solar Challenge – uma corrida de 3 mil quilômetros no interior da Austrália. Depois desse desafio, a equipe se dedicou ao objetivo de vencer pela segunda vez com um carro ainda mais rápido. Para reduzir a quantidade de energia necessária para impulsioná-lo, eles elaboraram um desenho que forma um túnel de ar na parte inferior. Assim, a resistência ao vento foi reduzida, deixando o carro ainda mais rápido com menor gasto de energia. Além disso, a área do teto foi ampliada para ter capacidade de receber mais painéis solares. No final das contas, o Stella Lux gera mais energia do que consome e esse excedente ode pode ser repassado à rede de abastecimento local e ser usado pela sociedade.

FONTE: Casa Vogue – http://casavogue.globo.com/Curiosidades/noticia/2015/07/carro-movido-energia-solar-pode-viajar-por-mais-de-1-mil-km-com-uma-unica-carga.html