O preço da energia e seu impacto no custo de produção

A energia elétrica é a principal fonte para a maioria das empresas. Como no Brasil o preço da energia é um dos mais altos do mundo, este é um item que representa um alto custo para a produção. Portanto, fazer uso eficiente da energia é vital para um bom desempenho e até mesmo para aumentar a competitividade das empresas. Mas além de economizar, é necessário adotar novas fontes energéticas, especialmente as renováveis, como a eólica e a solar.

Comparando estas duas fontes sustentáveis, a energia solar está em vantagem, pois é livre de ruídos e vibrações (causados pelas turbinas da fonte eólica), possui valor acessível, além do benefício da grande incidência de sol no Brasil, sendo que a captação ocorre mesmo nos dias nublados. Quando há menor incidência, pode-se utilizar os créditos gerados nos dias em que a produção energética é maior do que o consumo.

A instalação dos módulos (painéis fotovoltaicos) é prática e ágil, sendo acompanhada por profissionais que a idealizam desde o projeto, visando o melhor custo-benefício de acordo com a necessidade, antes mesmo da execução. É possível projetar o retorno do investimento de acordo com o consumo da unidade e, ainda, a Rakia também se responsabiliza pela homologação, isto é, a regularização, resolvendo a parte burocrática do projeto, proporcionando uma solução inteligente de economia com agilidade e total amparo técnico.

Fontes: Ecodesenvolvimento e Rakia.