Portugal tem primeiro barco movido a energia solar

O primeiro barco movido a energia solar foi inaugurado em agosto deste ano em Trás-os-Montes, Portugal, acrescentando, assim, uma nova oferta turística na Albufeira do Azibo, um dos espaços mais procurado no verão.

“Este barco é uma novidade em Portugal pelas suas caraterísticas muito particulares que permitem a navegação numa área protegida. É uma embarcação eletro-solar, 0% poluente, move-se muito harmoniosamentee não provoca qualquer impacto em nível ambiental”, declarou à imprensa local a promotora turística Ângela Costa, da empresa Sun Azibo Cruzeiros.

A Albufeira do Azibo está inserida na área do Geopark Terras de Cavaleiros, território que, pela sua singularidade, integra a Rede Mundial de Geoparks da UNESCO.

A decisão de investir numa embarcação movida a energia solar veio a partir da crescente procura dos últimos anos de pessoas adeptas a exploração da natureza, fauna e flora da albufeira. O nome do barco, “Vitinho”, é em homenagem ao marido de Ângela, que faleceu pouco dias antes da finalização do projeto.

Numa parceria com o GeoPark Terras de Cavaleiro, são programados três passeios temáticos dedicados à observação de aves e animais aquáticos, sendo que o barco está licenciado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).